A sala é o elemento central do interior. Rodeada de paredes, separa o interior do exterior, o público do privado. Com a sua rica seleção de meios criativos, o espaço de vida evoca associações com o potencial criativo da mente, que abre as suas portas e encoraja a fruição tranquila.
Uma questão de proporções
Os espaços interiores são fundamentalmente definidos pela sua utilização e disposição. Podem ser maravilhosamente combinados e separados uns dos outros, de modo que, por exemplo, estamos a falar de uma cozinha em plano aberto quando esta flui diretamente para a sala de estar.
“Mas como é que eu encontro o tapete certo para cada divisão?”
Eis alguns exemplos de como as dimensões de um tapete em relação ao posicionamento e ao tipo de mobiliário podem ter uma influência decisiva no aspeto e na sensação de uma divisão.
A sala de estar - o centro das atenções
Os tapetes para salas de estar estão disponíveis em inúmeras variações. São normalmente utilizados em combinação com um conjunto de sofás, com o qual formam uma única unidade. Neste caso, o tapete redondo, retangular ou quadrado deve corresponder à largura do sofá e ter uma saliência adicional de, pelo menos, 15 a 25 cm.
As dimensões normais (em cm) dos tapetes para salas de estar são
300 x 400
240 x 340
200 x 300
200 x 290
160 x 230
140 x 200
120 x 170
Certifique-se também de que...
a cor do sofá e do tapete estão em harmonia entre si
os móveis dos assentos são colocados diretamente sobre o tapete
o tamanho do tapete é escolhido de acordo com o tamanho da divisão
em salas pequenas, o tapete é colocado no centro do conjunto de sofás
em salas pequenas e um tapete mais pequeno, apenas as extremidades frontais dos móveis cobrem o tapete
Sala de jantar - à la minute
O tamanho correto do tapete para a sala de jantar depende do tamanho da mesa de jantar. Idealmente, o tapete deve ser suficientemente grande para cobrir completamente a mesa de jantar e as cadeiras, mesmo que estas estejam recuadas.
Como orientação, o tapete deve sobressair pelo menos 60 cm de cada lado da mesa de jantar para proporcionar espaço suficiente para as cadeiras.
Preste atenção às proporções da sala de jantar. Numa sala mais pequena, deve escolher um tamanho de tapete que não sobrecarregue a sala, mas que a aumente visualmente. Numa sala maior, por outro lado, pode experimentar tapetes maiores.
Quarto de dormir - lindamente acolhedor
O quarto íntimo de retiro e regeneração reflecte as nossas necessidades mais profundas de paz e segurança. Neste idílio interior, os tapetes são a base ideal para o aconchego.
Também aqui, há alguns aspectos a considerar:
os tapetes de pelo alto e os tapetes de lã de todos os tipos são ideais para o quarto
Para quem gosta de um chão mais áspero pela manhã, recomenda-se uma base de sisal ou de juta
especialmente com pisos lisos, é importante minimizar o risco de escorregar com a ajuda de um tapete
embora a decoração ou o material da superfície possa ser acolhedor, o reverso deve ser antiderrapante
se a cama for colocada sobre o tapete, deve ter um rebordo suficientemente largo que sobressaia uniformemente a toda a volta
Se o quarto for suficientemente grande, podem ser colocados corredores de ambos os lados e em frente à cama
O corredor - divisão n.º 1 para o corredor
Como o corredor é uma área muito frequentada, faz sentido utilizar uma passadeira que seja robusta, fácil de limpar e resistente. Neste caso, são recomendados materiais que repelem a sujidade, como o sisal, a juta ou as fibras sintéticas. No entanto, os tapetes de lã ou de algodão também são ideais para corredores, uma vez que oferecem um conforto natural e são, ao mesmo tempo, duradouros. O tapete também deve ser antiderrapante - uma base especial para tapetes pode proporcionar uma aderência adicional.
Idealmente, a passadeira não deve cobrir todo o comprimento do corredor. É visualmente mais apelativo deixar pelo menos 10-20 cm do chão visível nas extremidades e nos lados do corredor.
Considere a posição das portas e outros obstáculos. Certifique-se de que a corrediça não restringe a liberdade de movimentos e que se encaixa facilmente por baixo de portas ou soleiras. Como é frequentemente o caso, os aspectos estéticos e funcionais equilibram-se mutuamente.